Os cabelos sempre se constituiram como excelente adorno do rosto, tidos historicamente para mulher como simbolo de sedução e para o homem como demontração de força.
A Deusa mitológica Afrodite cobria sua nudez com a loira cabelerira e o herói biblico Sansão derrotou os filisteus quando recuperou seus fios precioso.
Na Grécia antiga , ofertar as madeixas aos deuses representava um ato supremo , como se vê quando Berenice cortou seus cabelos e os ofertou em sacrificio à Afrodite , para que seu marido Ptolomeu voltasse ileso da guerra da Síria.
No Egito antigo os faraós tinham nas perucas , formas de distinção social , enquanto que parra os muçulmanos manter uma pequena mecha no alto da cabeça era o ponto para que Maomé os conduzisse ao paraiso.
Por outro lado , enquanto os cabelos estiveram associados à ideia de força e Beleza, a Calvice ficou ligada ao conteito de sabedoria . Assim, os Sacerdotes egipcios tinham a cabeça raspada como simbolo de desapego.
De qualquer forma, na civilização atual os cabelos perderam omuito da função remota protetora , mas ainda marcam muitos pontos nos itens " Beleza & Sedução"
Até hoje uma bela cabeleira denota força, situação social e poder.
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário